Por ser regulamentado por lei, possuir limites bem definidos e ter a operação avaliada por empresas públicas, como Caixa Econômica Federal, podemos dizer que o empréstimo consignado é um produto honesto e de fácil entendimento, porém, é importante lembrar que quem vende o crédito consignado tem um vasto conhecimento do produto, muito maior do que quem contrata um empréstimo pessoal, devendo descer ao nível de entendimento do contratante na hora dos detalhes da concessão do empréstimo.

Em primeiro lugar, é relevante explicar para o interessado no empréstimo que há limites definidos por lei que visam proteger sua saúde financeira. Deixar claro que um empréstimo não pode comprometer mais do que 30% da renda bruta do contratante, considerando para isso também os empréstimos contraídos no passado. Essa informação é crucial para que o interessado em fazer um empréstimo consignado se sinta mais seguro com a contratação, adicionalmente, a margem consignável pode ser verificada pelo próprio contratante pelo site “Meu INSS”.

Um atendimento honesto começa com a explicação detalhada para o cliente, todas dúvidas devem ser sanadas.

Os detalhes mais comuns devem ser explicados para o contratante, principalmente para quem se aposentou recentemente e está contraindo seu primeiro crédito consignado. Algo que pode passar despercebida pelo vendedor do crédito consignado, uma vez que parece uma informação de conhecimento geral, é que as datas e valores das parcelas não podem ser negociadas, ou seja, o valor é debitado do salário ou do benefício no momento em que o recebe, sem a chance de poder atrasar a parcela ou negociar um abatimento. Para alterar o valor das parcelas, é necessário um refinanciamento ou portabilidade, com novos prazos e valores.

Os aposentados e servidores públicos são os principais clientes do empréstimo consignado, procurando esta linha de crédito por motivos diversos. Muitos deles são clientes recorrentes que precisam de um atendimento personalizado e de alta disponibilidade da pessoa que trabalha com venda de consignado. A confiança e o bom relacionamento com esse público é o principal fator para novas indicações e para fidelidade do cliente, por isso é importante ouvir os feedbacks para melhorar continuamente e conhecer a situação de vida do cliente, podendo assim sempre pesquisar a melhor proposta para ele, principalmente quanto a prazos, estendendo todo o potencial das simulações, com prazos de 12 a 84 meses.

Não podemos negar que a procura pelo empréstimo consignado é muito alta, isso se deve principalmente pelas baixas taxas de juros e a facilidade na aprovação do crédito, tornando esse o produto ideal para resolver uma pendência inesperada, mas esta demanda pode atrair clientes despreparados, cabendo a pessoa que vende crédito consignado garantir que toda essa facilidade seja usada com responsabilidade pelo cliente. Os Agentes de Crédito autorizados da Pimpiano são treinados para ajudar o interessado no crédito consignado a compreender o produto e avaliar os riscos de endividamento, sempre usando a carteira de parceiros da Pimpiano para apresentar propostas responsáveis e atraentes para o cliente.